Igreja de S. João Baptista (Reguengos de Monsaraz)

Para celebrar a data em que Reguengos de Monsaraz passou a sede de concelho, esta localidade do Alto Alentejo decidiu erguer uma nova e monumental igreja nos finais do século XIX, dedicada a S. João Batista.
De forma a cumprir tal objetivo, foi encomendado ao arquiteto António José Dias da Silva a planta deste novo edifício religioso, de acordo com um esquema neo-gótico. Este arquiteto foi o mesmo que delineou o projeto da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa.
A fachada é precedida por uma escadaria. Apresenta altiva torre sineira facetada ao centro, coberta por coruchéu e rematada por cruz latina. Ao nível da entrada, o corpo central desenvolve-se numa galilé tripartida de arcos ogivais, ladeada por dois outros arcos. Contrafortes com pináculos terminais marcam, até meia altura, os ângulos da torre sineira, onde alternadamente se rasgam óculos e janelas ogivais, tendo o último piso aberturas sineiras.
A igreja desenha uma planta em cruz latina e as suas paredes são reforçadas exteriormente por imponentes arcos botantes.
Como referenciar: Igreja de S. João Baptista (Reguengos de Monsaraz) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 16:37:25]. Disponível na Internet: