Igreja Matriz de Santa Comba Dão

Vila do distrito de Viseu, Santa Comba Dão possui uma Igreja Matriz de fundação muito antiga, templo esse que foi totalmente renovado cerca do ano de 1791.
Se o prospeto exterior deixa claramente ver as obras barrocas do último quartel do século XVIII, no interior o destaque vai para o seu retábulo-mor.
Dedicada a Santa Maria Maior, a Matriz de Santa Comba Dão é uma igreja barroca de grandes dimensões, mas revela uma contenção decorativa, quer a nível externo, quer no seu interior. Precedida de um átrio, a sua frontaria barroca é delimitada por duas torres sineiras altas, demarcadas por cunhais de pedra e forte entablamento, por baixo do qual se rasgam duas janelas de desenho mistilíneo. Na parte superior abrem-se as ventanas dos sinos em arco de volta perfeita, sendo a cimalha marcada por angulares pináculos e estando coberta por alteadas cúpulas bolbosas, uma delas encimada por um elegante catavento de ferro.
O pano central da fachada é marcado por um portal nobre ressaltado, de ombreiras direitas e frontão mistilíneo, interrompido e moldurado. Na mesma linha axial, mas num plano superior, está um óculo com vitral colorido e circundado por moldura contracurvada. Lateralmente, num plano inferior, dispõem-se duas janelas idênticas às que se rasgam nas paredes das torres sineiras. A cimalha da igreja é realizada por empena alteada e recortada, de linhas mistilíneas, encimada por cruz latina em pedra.
O interior é pobre e a sua nota artística mais saliente vai para a capela-mor. Este espaço apresenta uma forma retangular, estando coberto por um teto de caixotões em madeira, com molduras e florões entalhados, contendo pinturas religiosas do século XVIII.
No fundo da capela-mor ergue-se o belo retábulo em talha dourada, obra barroca do denominado Estilo Nacional (séculos XVII e XVIII). A sua composição é grandiosa, destacando-se o sacrário no centro da profunda tribuna, conjuntamente com uma escultura de Cristo crucifidado. Na zona da predela do retábulo, pode observar-se a ingénua e graciosa figuração de atlantes entalhados, trabalho que evidencia a participação de entalhadores menos categorizados.
Como referenciar: Igreja Matriz de Santa Comba Dão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-20 20:53:53]. Disponível na Internet: