Ilha de Samatra

Ilha da Indonésia. Separada da península malaia pelo estreito de Malaca e situada a noroeste da ilha de Java, pertence ao grupo das Grandes Ilhas de Sonda. Abrange uma área de 474 000 km2 e a sua população é de cerca de 45 000 000 habitantes.
O clima da ilha de Samatra é equatorial e a vegetação é composta por numerosas espécies, como o bambu, a orquídea, o rododendro, a palmeira, o ébano e o sândalo. As principais produções agrícolas para exportação são o tabaco, o café, o chá, o óleo-de-palma, a copra, o amendoim, a pimenta, a noz-de-areca e o sisal, assim como a borracha. Os principais cultivos de subsistência são o milho, o arroz, os legumes e os tubérculos. Também se obtém madeira. Possui importantes jazidas de petróleo (Palembang), bem como carvão, estanho, bauxite, ouro e prata. Existem refinarias de petróleo.
Povoada desde épocas remotas, aqui foram encontrados vestígios de culturas paleolíticas e mesolíticas (microlitos). Durante o Neolítico foi testemunhada a presença de etnias melanésias e indonésias. Os contactos marítimos com a China e a Índia eram frequentes, daí terem surgido, nos primeiros séculos da nossa era, diversos reinos que adotaram o bramanismo e o budismo como religião. No século XIII, iniciou-se a penetração islâmica, com a criação de vários sultanatos. Grande potência produtora de especiarias, Samatra atraiu os interesses coloniais portugueses (1509) e holandeses (1596), que conseguiram impor-se às pretensões inglesas (século XVII). Ocupada pelo Japão (1942-1945) durante a Segunda Guerra Mundial, em 1950 foi integrada na recém-criada República da Indonésia.
Esta ilha foi alvo do maior abalo de terra dos últimos tempos (8,9 graus da escala de Richter, com o epicentro ao largo da ilha) na madrugada do dia 26 de dezembro de 2004. Este sismo originou maremotos que assolaram a costa de vários países do sudeste asiático, como Sri Lanka (o mais afetado), seguido da própria Indonésia, Índia, Tailândia, Malásia, Maldivas e Bangladesh, tendo provocado milhares de mortos e de desalojados.
Como referenciar: Ilha de Samatra in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 10:36:17]. Disponível na Internet: