impulso

O impulso é uma grandeza física que se encontra relacionada com a força média que é necessário exercer para provocar a variação do momento linear de uma partícula e o intervalo de tempo durante o qual atua.
Esta grandeza representa-se pela letra I.
A expressão matemática que permite determinar o impulso provocado por uma força constante é dada pelo produto da força por intervalo de tempo. O impulso de uma força é uma grandeza vetorial, uma vez que é igual ao produto de uma grandeza escalar (o intervalo de tempo) por uma grandeza vetorial (a força).
Se o corpo em estudo for atuado por várias forças constantes num dado intervalo de tempo, o impulso será igual à soma vetorial dos impulsos dessas forças.
A unidade de impulso do Sistema Internacional de Unidades (S.I.) é o Newton-segundo (N ´ s), que se define como o impulso de uma força constante que atua numa partícula durante um segundo.
Representado graficamente num sistema de eixos coordenados, é possível determinar o valor do impulso de uma força constante pela área subtensa à linha do gráfico.
Quando a intensidade da força varia num dado intervalo de tempo, o impulso é dado pelo integral de Fdt, desde o tempo t0 até ao tempo t1 ou pode ser calculado como o valor da área subtensa à linha do gráfico da representação da força em função do tempo.
Um dos teoremas mais importantes da física demonstra que o impulso gerado por uma força é igual à variação do momento linear, neste sentido pode afirmar-se que o impulso é a grandeza que faz variar a velocidade dos corpos.
Devido à analogia dos teoremas da dinâmica dos movimentos lineares e da dinâmica de rotações, denomina-se de impulso angular o produto do momento da força pelo tempo em que atua.
Como referenciar: impulso in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 16:45:42]. Disponível na Internet: