impulso
O impulso é uma grandeza física que se encontra relacionada com a força média que é necessário exercer para provocar a variação do momento linear de uma partícula e o intervalo de tempo durante o qual atua.
Esta grandeza representa-se pela letra I.
A expressão matemática que permite determinar o impulso provocado por uma força constante é dada pelo produto da força por intervalo de tempo.
O impulso de uma força é uma grandeza vetorial, uma vez que é igual ao produto de uma grandeza escalar (o intervalo de tempo) por uma grandeza vetorial (a força).
Se o corpo em estudo for atuado por várias forças constantes num dado intervalo de tempo, o impulso será igual à soma vetorial dos impulsos dessas forças.
A unidade de impulso do Sistema Internacional de Unidades (S.I.) é o Newton-segundo (N
Representado graficamente num sistema de eixos coordenados, é possível determinar o valor do impulso de uma força constante pela área subtensa à linha do gráfico.
Quando a intensidade da força varia num dado intervalo de tempo, o impulso é dado pelo integral de Fdt, desde o tempo t0 até ao tempo t1 ou pode ser calculado como o valor da área subtensa à linha do gráfico da representação da força em função do tempo.
Um dos teoremas mais importantes da física demonstra que o impulso gerado por uma força é igual à variação do momento linear, neste sentido pode afirmar-se que o impulso é a grandeza que faz variar a velocidade dos corpos.
Devido à analogia dos teoremas da dinâmica dos movimentos lineares e da dinâmica de rotações, denomina-se de impulso angular o produto do momento da força pelo tempo em que atua.
-
momento linearO momento linear, também designado por quantidade de movimento, cujo símbolo é p, consiste numa gran...
-
Sistema Internacional de UnidadesAs unidades S.I. representam a abreviatura de Sistema Internacional de Unidades. A acompanhar o resu...
-
Amorim VianaFilósofo e matemático eminente, nascido a 21 de dezembro de 1822, em Lisboa, e falecido a 23 de deze
-
anã brancaUma estrela anã branca é o produto final da evolução da vida de uma estrela. As dimensões de um tal
-
amoreiraDesignação vulgar de plantas da família das Moráceas e do género Morus. As espécies do género Morus
-
André Marie AmpèreFísico e matemático francês, nasceu em 1775, em Lyon, e morreu em 1836, em Marselha. Tornou-se céleb
-
textura amorfaTipo de textura dos minerais em que as partículas constituintes não chegam a ocupar posições apropri
-
decantação com ampolaA decantação é um método de separação grosseiro entre uma fase sólida e uma fase líquida ou entre du
-
amplificação (biologia)Tratamento com um antibiótico ou outro agente que aumenta a proporção relativa do ácido desoxirribon
-
Catarina AmorimCientista portuguesa, nascida em 1967, estudou Imunologia durante dois anos na Universidade de Mosco