instinto

O instinto é uma resposta complexa inata (própria do organismo), ou seja, não apreendida, específica de uma determinada espécie e desencadeada por certas condições particulares de estímulo.
O britânico Nikolaas Tinbergen formado em Etnologia define o instinto como "um mecanismo nervoso organizado hierarquicamente".
No comportamento instintivo distinguem-se alguns determinantes inatos (características do organismo) que podem ser ativados por alguns estímulos em particular, provenientes do meio ambiente. Quando isto acontece desencadeia-se uma série de mecanismos musculares, glandulares e nervosos que são responsáveis por determinados padrões de comportamento. Deste modo, o comportamento instintivo concretiza-se.
O instinto maternal é um dos mais conhecidos e é descrito como a tendência da fêmea em se preocupar instintivamente com as crias. Contudo, estudos recentes indicam que o comportamento maternal pode, em alguns casos, ser apreendido, ou seja, ser resultado das aprendizagens proporcionadas pelo meio ambiente.
Como referenciar: instinto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 13:13:39]. Disponível na Internet: