Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

instinto
favoritos

O instinto é uma resposta complexa inata (própria do organismo), ou seja, não apreendida, específica de uma determinada espécie e desencadeada por certas condições particulares de estímulo.
O britânico Nikolaas Tinbergen formado em Etnologia define o instinto como "um mecanismo nervoso organizado hierarquicamente".
No comportamento instintivo distinguem-se alguns determinantes inatos (características do organismo) que podem ser ativados por alguns estímulos em particular, provenientes do meio ambiente. Quando isto acontece desencadeia-se uma série de mecanismos musculares, glandulares e nervosos que são responsáveis por determinados padrões de comportamento. Deste modo, o comportamento instintivo concretiza-se.
O instinto maternal é um dos mais conhecidos e é descrito como a tendência da fêmea em se preocupar instintivamente com as crias. Contudo, estudos recentes indicam que o comportamento maternal pode, em alguns casos, ser apreendido, ou seja, ser resultado das aprendizagens proporcionadas pelo meio ambiente.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
instinto na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$instinto [visualizado em 2025-06-23 07:47:44].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac