isópodes

Ordem de animais da classe Malacostráceos e do filo dos artrópodes. É um dos mais pequenos grupos de crustáceos que teve sucesso na invasão dos habitats terrestre depois de terem vivido na água doce e nos mares.
São em geral achatados dorsoventralmente, não possuem carapaças e têm olhos compostos sésseis. O seu primeiro par de apêndices são maxilípedes. Os restantes apêndices torácicos e abdominais são idênticos.
As espécies terrestres vulgares são do género Porcellio, conhecido por cochonilha da humidade, e do género Armadillidium, conhecido por bicho-de-conta que vivem debaixo das pedras e locais húmidos. Apesar de serem terrestres, não têm uma cobertura cuticular e outras adaptações que existem nos insetos para conservar a água. Por isso necessitam de viver em meios com humidade. Os indivíduos do género Caecidotea são formas de água doce que se encontram debaixo das rochas e entre as plantas aquáticas. Os indivíduos do género Ligia são formas de vida marinha que vivem nas praias ou rochas costeiras. Alguns isópodes parasitas de peixes e crustáceos podem apresentar a sua morfologia muito modificada.
O desenvolvimento é direto mas pode passar por metamorfoses nos parasitas especializados.
Como referenciar: isópodes in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-11 04:40:08]. Disponível na Internet: