Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

isópodes
favoritos

Ordem de animais da classe Malacostráceos e do filo dos artrópodes. É um dos mais pequenos grupos de crustáceos que teve sucesso na invasão dos habitats terrestre depois de terem vivido na água doce e nos mares.

São em geral achatados dorsoventralmente, não possuem carapaças e têm olhos compostos sésseis. O seu primeiro par de apêndices são maxilípedes. Os restantes apêndices torácicos e abdominais são idênticos.

Oniscidae, género Porcellio, da ordem dos Isópodes
As espécies terrestres vulgares são do género Porcellio, conhecido por cochonilha da humidade, e do género Armadillidium, conhecido por bicho-de-conta que vivem debaixo das pedras e locais húmidos. Apesar de serem terrestres, não têm uma cobertura cuticular e outras adaptações que existem nos insetos para conservar a água. Por isso necessitam de viver em meios com humidade. Os indivíduos do género Caecidotea são formas de água doce que se encontram debaixo das rochas e entre as plantas aquáticas.
Os indivíduos do género Ligia são formas de vida marinha que vivem nas praias ou rochas costeiras. Alguns isópodes parasitas de peixes e crustáceos podem apresentar a sua morfologia muito modificada.
O desenvolvimento é direto mas pode passar por metamorfoses nos parasitas especializados.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – isópodes na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-20 17:34:00]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez