Jacob Moreno

Psiquiatra e psicossociólogo, Jacob Levi Moreno, filho de um casal de jovens emigrantes romenos, nasceu em circunstâncias curiosas, num barco, durante uma viagem entre Bucareste e Espanha. Os seus pais não o registaram, e só em 1925, ano em que emigrou para os Estados Unidos da América, obteve uma data oficial de nascimento (21 de maio de 1892) e um estado civil.
A infância e adolescência de Jacob Moreno foram passadas em Viena.. Em 1909 inscreveu-se na Faculdade de Medicina e em 1910 propôs a grupos de crianças situações de improvisação teatral. Começa já aqui a notar-se um interesse pelos problemas de grupo e a sua dinâmica, uma espécie de premunição do futuro psicodrama.
A sua primeira intervenção verdadeiramente estruturada data de 1913, quando Moreno ajuda prostitutas a organizarem-se enquanto grupo. Juntou um pequeno grupo de oito mulheres e três homens falando de coisas banais mas acabando por ir dar aos problemas da profissão. Nestas "reuniões" o objetivo principal para Moreno era "encorajar as mulheres a serem aquilo que eram: prostitutas." Moreno considerava muito importante que no grupo ocorresse "uma psicoterapia de grupo em que não só o médico assistente, como também cada indivíduo, pode agir diante de cada outro indivíduo como agente terapêutico". A esta entreajuda mútua Moreno deu o nome de encontro, uma espécie de empatia total entre os membros do grupo "(...)aproximar-me-ei de ti e tomarei os teus olhos para os pôr no lugar dos meus, e tu tomarás os meus olhos para os pôr no lugar dos teus, e eu ver-te-ei pelos teus olhos e tu ver-me-ás pelos meus." Para Moreno, o psicodrama era "um método que confere através da ação a sua autenticidade à alma permitindo a catarse pela ação".
Moreno foi também responsável pela criação da sociometria e do teste sociométrico, teste que consiste em pedir a todos os membros de um grupo que designem, entre os companheiros, aqueles com quem desejariam encontrar-se, ou que prefeririam evitar, numa determinada situação.
Moreno criou ainda um instrumento de análise - sociograma - que funciona como um método simples mas eficaz de obter esclarecimentos bastante precisos sobre a estrutura dos grupos.
Jacob Levi Moreno morreu em 1974, deixando um importante contributo para a psicoterapia de grupos e para a psicologia social.
Obras principais de Moreno:
1953, Psicoterapia de grupo
1959, Psychodram
1970, Fondements da la sociométrie
Como referenciar: Jacob Moreno in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-19 05:39:55]. Disponível na Internet: