Jaipur

Jaipur é uma cidade indiana, o centro do atual Estado de Rajastão, cuja fundação remonta a meados do século XVIII (1728), e que no passado foi a capital do já extinto Estado de Jaipur, que veio substituir a antiga capital, Ambar, até ter sido integrado no Rajastão, no final da primeira metade do século XX (1949).
É um núcleo urbano de maioria hindu, que vive essencialmente da exploração agrícola e da atividade mineira, representando um importante elo de ligação do comércio inter-regional, promotor do seu florescimento económico. Aqui se instalaram unidades bancárias, fábricas têxteis e oficinas semiartesanais produtoras de peças de joalharia.
A cidade encontra-se rodeada por uma cinta de muralha defensiva, com cerca de seis metros de largura, que no seu interior guarda, para além do casario astronómico tradicional, um observatório astronómico e o palácio dos marajás, conhecido como o Palácio dos Ventos.
Como referenciar: Jaipur in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 21:18:10]. Disponível na Internet: