Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Jaipur
favoritos

Jaipur é uma cidade indiana, o centro do atual Estado de Rajastão, cuja fundação remonta a meados do século XVIII (1728), e que no passado foi a capital do já extinto Estado de Jaipur, que veio substituir a antiga capital, Ambar, até ter sido integrado no Rajastão, no final da primeira metade do século XX (1949).

É um núcleo urbano de maioria hindu, que vive essencialmente da exploração agrícola e da atividade mineira, representando um importante elo de ligação do comércio inter-regional, promotor do seu florescimento económico. Aqui se instalaram unidades bancárias, fábricas têxteis e oficinas semiartesanais produtoras de peças de joalharia.

Palácio dos Ventos
Imagem do local destinado ao observatório astronómico
Pormenor da fachada do Palácio dos Ventos
Escultura de elefante no interior do palácio dos Ventos
Pormenor da ornamentação de um arco
A cidade encontra-se rodeada por uma cinta de muralha defensiva, com cerca de seis metros de largura, que no seu interior guarda, para além do casario astronómico tradicional, um observatório astronómico e o palácio dos marajás, conhecido como o Palácio dos Ventos.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Jaipur na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$jaipur [visualizado em 2025-07-16 12:18:01].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix