Jim Jarmusch

Realizador e argumentista norte-americano, Jim Jarmusch nasceu a 22 de janeiro de 1953 em Akron, Ohio. Frequentou a Escola de Jornalismo da Northwestern University em 1970 e no ano seguinte transferiu-se para a Universidade de Columbia, em Nova Iorque, perseguindo o sonho de criança de ser poeta. Em 1975, foi para Paris onde descobriu na cinemateca francesa inúmeros autores marcantes do cinema europeu, japonês e até americano. Regressou a Nova Iorque e foi surpreendentemente aceite no departamento de estudos fílmicos da Universidade de Nova Iorque, apesar de não ter experiência prévia na área. Aí tornou-se assistente do famoso cineasta Nicholas Ray, tendo depois conhecido também o realizado alemão Wim Wenders, com quem trabalhou. Por essa altura, em finais dos anos 70, aderiu à vaga do "punk" através de uma banda chamada Del-Byzanteens, onde cantou, compôs e foi teclista.
Encorajado por Nicholas Ray e Amos Poe (um cineasta "underground"), realizou o seu primeiro filme em 1980, Permanent Vacation, que gerou algum culto na Europa. Em 1981, começou a trabalhar em Stranger Than Paradise, inicialmente uma curta-metragem de 30 minutos filmada com cerca de 40 minutos de película doada por Wim Wenders, que acabou por ser expandida para uma longa-metragem em 1984. Premiado com a Câmara de Ouro do Festival de Cannes e com o Leopardo de Ouro do Festival de Veneza, o filme estabeleceu o estilo do seu autor: intrigas e cenários minimalistas, planos longos e com poucos movimentos de câmara, maior importância dada a detalhes do que a sequências dramáticas mais convencionais. Em 1986, realizou Down by Law, com o cómico italiano Roberto Benigni e os músicos Tom Waits e John Lurie, interpretando três homens que escapam da prisão e se perdem nos pântanos circundantes. Em 1989, fez Mystery Train (O Comboio Mistério), um filme centrado no legado de Elvis Presley, com Steve Buscemi, Nicoletta Braschi e Joe Strummer. Três anos depois, dirigiu atrizes como Gena Rowlands e Winona Ryder em Night on Earth (Noite na Terra), um filme onde se desenrolam cinco histórias ao mesmo tempo em cinco cidades do mundo, tendo em comum a sua localização no interior de táxis.
Em 1993, venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes para a Melhor Curta Metragem por Coffee and Cigarettes, interpretada por Iggy Pop e Tom Waits que, em 2003, foi montada em conjunto com outras duas curtas-metragens para dar origem à longa-metragem homónima (Café e Cigarros). Em 1995, realizou um western estilizado e altamente atípico, Dead Man (Homem Morto), com Johnny Depp e uma fabulosa fotografia a preto e branco. Em 1999, realizou Ghost Dog: The Way of the Samurai (Ghost Dog - O Método do Samurai), um filme que combina os métodos da mafia japonesa e italiana com o estilo "rapper", protagonizado por Forest Whitaker.
Em 2005, fez uma comédia romântica muito bem recebida pela crítica - Broken Flowers (Flores Partidas), com Bill Murray, Sharon Stone e Jessica Lange, vencedor do Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes.
Como referenciar: Jim Jarmusch in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 02:36:53]. Disponível na Internet: