Jogos Olímpicos de Tóquio, 1964

A XVIII edição dos Jogos Olímpicos realizou-se em 1964, em Tóquio, no Japão, entre os dias 10 e 24 de outubro, com a participação de 5151 atletas em representação de 93 países.
Estas foram as primeiras Olimpíadas realizadas no continente asiático, depois de terem sido cancelados os jogos de 1940, também atribuídos a Tóquio, devido à Segunda Guerra Mundial. Para ganhar a organização da edição de 1964, Tóquio teve de bater Bruxelas, Viena e Detroit, as outras cidades concorrentes.
Os japoneses gastaram mais de três biliões de dólares e surpreenderam o mundo olímpico com uma magnífica organização e as infraestruturas criadas para acolher a competição. Quarenta nações marcaram a sua estreia olímpica nesta edição dos Jogos, que não contaram com a África do Sul, impedida de competir devido à política do apartheid implementada pelos seus governantes. Indonésia e Coreia do Sul boicotaram estas Olimpíadas.
Desportivamente, a Rússia arrebatou o maior número de medalhas, com um total de 96 contra as 90 conquistadas pelos Estados Unidos da América. Mas os americanos conseguiram chegar à medalha de ouro mais vezes do que os soviéticos: 36 contra 30.
A equipa americana dominou as corridas de pista em atletismo, vencendo as de curta distância, como os 100, 200 e 400 metros planos e os 110 e 400 metros barreiras, mas também dominou as corridas de fundo, como os 5000 e 10 000 metros. Exceção feita à prova da maratona que foi ganha pelo etíope Abebe Bikila, que repetiu a vitória alcançada quatro anos antes, em Roma.
Na natação, a australiana Dawn Fraser tornou-se na primeira a conquistar um título olímpico, em três Jogos consecutivos, na mesma disciplina, os 100 metros livres.
Na ginástica, a soviética Larissa Latynina fez a sua despedida olímpica, estabelecendo um recorde absoluto de 18 medalhas conquistadas em edições dos Jogos Olímpicos.
Portugal fez-se representar em Tóquio por uma comitiva de 20 atletas, dividida por sete modalidades. As melhores classificações foram obtidas por Manuel de Oliveira, quarto classificado na prova de 300 metros obstáculos em atletismo, e pelo cavaleiro Joaquim Silva, quinto na prova hípica de obstáculos.
Como referenciar: Jogos Olímpicos de Tóquio, 1964 in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:23:14]. Disponível na Internet: