Johannes Gutenberg

Impressor e inventor alemão, Johannes Gutenberg nasceu na última década do século XIV no arcebispado de Mainz, na Alemanha e morreu provavelmente em 1468.
A ele se deve a invenção de um método original de impressão com tipos móveis. Gutenberg conhecia a técnica da ourivesaria, que aplicou ao fabrico de matrizes e punções tipográficas.
Sobre a sua vida existem poucos dados. De Mainz mudou-se para Estrasburgo, onde foi polidor de joias durante dez anos. Sabe-se que nesta altura se envolveu numa ação em tribunal. O facto de ter sido o inventor da tipografia foi motivo de grande controvérsia, principalmente pela parte de Laurens Coster da Holanda e de Panfilo Castaldi de Itália. Em 1450, Gutenberg empreendeu a publicação da Bíblia Latina, que é o mais antigo livro composto em tipos móveis chegado até nós. Os caracteres móveis foram usados sem grandes alterações durante três séculos.
Como referenciar: Johannes Gutenberg in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-28 03:09:31]. Disponível na Internet: