Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

1 min

Johannes Gutenberg
favoritos

Impressor e inventor alemão, Johannes Gutenberg nasceu na última década do século XIV no arcebispado de Mainz, na Alemanha e morreu provavelmente em 1468.
A ele se deve a invenção de um método original de impressão com tipos móveis. Gutenberg conhecia a técnica da ourivesaria, que aplicou ao fabrico de matrizes e punções tipográficas.
Sobre a sua vida existem poucos dados. De Mainz mudou-se para Estrasburgo, onde foi polidor de joias durante dez anos. Sabe-se que nesta altura se envolveu numa ação em tribunal. O facto de ter sido o inventor da tipografia foi motivo de grande controvérsia, principalmente pela parte de Laurens Coster da Holanda e de Panfilo Castaldi de Itália. Em 1450, Gutenberg empreendeu a publicação da Bíblia Latina, que é o mais antigo livro composto em tipos móveis chegado até nós. Os caracteres móveis foram usados sem grandes alterações durante três séculos.
Retrato de Johannes Gutenberg
Reprodução da prensa de Johannes Gutenberg
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Johannes Gutenberg na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-22 22:05:49]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto