John Lithgow

Ator norte-americano, John Arthur Lithgow nasceu a 19 de outubro de 1945 em Rochester, Nova Iorque. A sua mãe era atriz e o pai produtor e encenador de teatro que produziu uma série de festivais de Shakespeare em Ohio. Nesta altura, tinha apenas seis anos quando se estreou como ator na peça de teatro Henry VI, part 3. Ainda novo, teve também uma grande paixão pela pintura e aos 16 anos esteve envolvido ativamente com a Liga de Estudantes de Arte de Nova Iorque. Mais tarde, descobriu o interesse pela representação e, após se ter licenciado em Harvard, recebeu uma bolsa de estudos para a Academia de Música e Arte Dramática de Londres. Trabalhou depois com a Royal Shakespeare Company e no Teatro Royal Court.
No início dos anos 70, voltou para os Estados Unidos e trabalhou na Broadway em peças como The Changing Room (1973), pela qual ganhou um Tony de Melhor Ator e um prémio Drama Desk. Por esta altura, desenvolveu uma carreira e fez nome como um dos atores mais respeitados da Broadway, tendo recebido mais duas nomeações para o Tony de Melhor Ator pelos seus desempenhos em Requiem for a Heavyweight (1985) e M. Butterfly (1988). No cinema, teve a sua estreia em Dealing (1972) e, em 1976, participou no thriller Obsession (Obsessão), de Brian De Palma. Três anos depois, entrou no drama musical All That Jazz (O Espetáculo Vai Começar), realizado por Bob Fosse e, em 1981, voltou a colaborar com De Palma no thriller protagonizado por John Travolta Blow Out (Explosão). No ano seguinte, teve a sua grande oportunidade ao ser nomeado para o Óscar de Melhor Ator Secundário pela sua interpretação na comédia dramática The World According to Garp (O Mundo Segundo Garp, 1982), no papel de um futebolista que se transformou numa mulher sensível chamada Roberta Muldoon.
O ano de 1983 foi preenchido com diversos trabalhos: fez de passageiro de avião aterrorizado em The Twilight Zone:The Movie; foi nomeado pela segunda vez para o Óscar de Melhor Ator Secundário pelo seu trabalho em Terms of Endearment (Laços de Ternura), onde atuou ao lado de Shirley MacLaine e Jack Nicholson; e recebeu uma nomeação para o Emmy pelo telefilme The Day After (O Dia Seguinte). No ano seguinte, participou em Footloose, protagonizado por Kevin Bacon, e fez de Dr. Lizardo em The Adventures of Buckaroo Banzai (As Aventuras de Buckaroo Banzai), tendo participado depois em The Manhattan Project (1986). Em 1990, demonstrou mais um talento escondido ao fazer um vídeo com canções infantis de guitarra e banjo. No cinema, protagonizou depois o thriller Raising Cain (Em Nome de Caim, 1992) de Brian de Palma; participou depois em Cliffhanger (Assalto Infernal, 1993); The Pelican Brief (Dossier Pelicano, 1993); e Silent Fall (Sem Testemunhas, 1994).
De 1996 a 2001, entrou na série de comédia de ficção científica de enorme sucesso Third Rock From the Sun (Terceiro Calhau a Contar do Sol), no papel do alienígena capitão Dr. Dick Solomon, pelo qual recebeu diversos Emmys e Globos de Ouro. Em 2004, pôde ser visto no papel de pai de Liam Neeson em Kinsey (Relatório Kinsey). Foi considerado pelo The Wall Street Journal o melhor ator de composição norte-americano da sua geração.
Como referenciar: John Lithgow in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 17:35:48]. Disponível na Internet: