Jorge Gumbe

Artista plástico angolano, Jorge Gumbe nasceu em 1959, em Dembos (Angola).
Entre 1972 e 1976, estudou Artes Visuais, na Escola Industrial de Luanda e, em 1978, frequentou o Curso de Instrutores de Artes Plásticas, na Secretaria de Estado da Cultura. Em seguida, partiu para Cuba, onde se graduou, em 1981, em Pintura e Desenho, na Escola Nacional de Arte de Havana.
Em 1984, fez um estágio de Pedagogia de Arte, Cor e Forma, na Konstfackskolan, Instituto Superior de Arte de Estocolmo (Suécia) e, em 1987, frequentou o Curso Internacional sobre Política Cultural e Cultura de Massas, no Institui Für Weiterbildung der DDR (Instituto de Formação e Qualificação de Dirigentes do Ministério da Cultura da República Democrática Alemã), em Berlim. Entre 1985 e 1986, exerceu o cargo de Secretário Geral da União Nacional de Artistas Plásticos, foi Diretor da Escola Média de Artes Plásticas do Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural, Diretor da Secretaria de Estado da Cultura e Professor de Desenho Básico Tridimensional e Pintura. Em 1985, decorou as instalações do Consulado de Angola, no Congo.
Em 1986, Jorge Gumbe, foi convidado pela Autoridade Alemã de Intercâmbio Académico da Républica Federal da Alemanha para conhecer alguns museus e galerias, assim como para relacionar-se com outros artistas plásticos nas cidades de Bona, Colónia, Düsseldorf, Munique, Asch, Estugarda e Frankfurt; em 1998, foi convidado pela União Federal de Artistas Jugoslavos, onde pintou vários quadros.
Em 1994, o artista licenciou-se em Educação Visual e Tecnológica, pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, em Portugal.
Realizou exposições em vários países, entre eles a Roménia, Brasil, Suécia, França, Portugal, União Soviética, Congo e Senegal. Em 1996, recebeu o Prémio Ensa de Pintura.
Como referenciar: Jorge Gumbe in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-19 17:20:02]. Disponível na Internet: