Jorge Macedo

Escritor e jornalista angolano, Jorge Mendes Macedo nasceu em 1941, em Malanje (Angola).
Até aos estudos secundários esteve em Malanje e, posteriormente, em Luanda, onde frequentou os seminários Menor e Maior até ao curso de Filosofia. Formou-se, na Universidade de Kinshasa, em Etnomusicologia. Após ser regente escolar, Jorge Macedo exerceu o cargo de funcionário administrativo. Depois da independência, ocupou outros cargos, como o de Diretor da Escola Nacional de Música (Angola), o de Diretor do Instituto Nacional de Línguas Angolanas. A residir em Lisboa, Macedo dirige, como jornalista, a revista Afro-Letras da Casa de Angola em Portugal.
O escritor, que usou também o nome literário de Mário Samba, publicou o seu primeiro livro em 1966, Tetembu, seguindo-se outros livros, que vão desde a poesia até ao romance, passando pelo ensaio e contos, tais como As Mulheres (1970), Gentes do Meu Bairro (1977), Geografia da Coragem (1978), Literatura Angolana e Texto Literário (1989) e O Menino com Olhos de Bimba (1999). A sua obra marca a transição da geração de 60 e 70, o que pode estar na origem dos vários géneros literários presentes na sua escrita e nas diferentes manifestações culturais a que está associada. A sua escrita exprime um sentimentalismo ferido pelo sofrimento dos angolanos em consequência da guerra em Angola. O escritor colaborou ainda em publicações, como Angola Norte, Revista Internacional de Poesia, Nováfrica, Ngoma e Convivium.
Para além da sua atividade literária, Jorge Macedo dedicou-se também à investigação musical, como músico e compositor.
Como referenciar: Jorge Macedo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-10-19 06:08:20]. Disponível na Internet: