José Manuel Durão Barroso

Político português nascido em 1956. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, realizou uma pós-graduação em Ciência Política na Universidade de Genebra. De um passado político de extrema esquerda, evoluiu para a direita liderada por Aníbal Cavaco Silva, sendo eleito deputado à Assembleia da República por diversas vezes.
Entre 1985 e 1987 foi secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna e entre 1987 e 1992 ocupou o cargo de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Foi ministro dos Negócios Estrangeiros de 1992 a 1995, obtendo especial destaque como mediador do processo de paz de Angola.
No Partido Social Democrata (PSD), tem ocupado vários cargos de responsabilidade: membro do Conselho Nacional, presidente da Comissão de Relações Internacionais do PSD e presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia da República. No primeiro semestre de 1999, substituiu Marcelo Rebelo de Sousa na liderança do partido. Tornou-se professor convidado na Universidade de Georgetown, de Washington.
O PSD venceu as eleições legislativas de 17 de março de 2002, e Durão Barroso como líder do partido ocupou o cargo de primeiro-ministro. Como o PSD não conseguiu a maioria absoluta, Durão Barroso propôs a coligação com o PP. O líder do PP, Paulo Portas, passou, assim, a ocupar o cargo de ministro do Estado e da Defesa Nacional.
Em fevereiro de 2003, foi o anfitrião de uma importante cimeira internacional realizada nos Açores, destinada a discutir a crise no Iraque, que contou com as participações de George W. Bush, Tony Blair e José María Aznar.
Após as eleições para o Parlamento Europeu, realizadas em maio de 2004, Durão Barroso foi convidado, em junho do mesmo ano, para ocupar o cargo de Presidente da Comissão Europeia, em substituição de Romano Prodi. Foi eleito para o cargo a 22 de julho de 2004. Pedro Santana Lopes foi o político escolhido para substituir Durão Barroso como primeiro-ministro do governo português.
Como referenciar: José Manuel Durão Barroso in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-21 05:38:13]. Disponível na Internet: