Juncáceas

Família de monocotiledóneas que se distribuem por 9 géneros e 230 espécies. As plantas desta família são herbáceas, frequentemente com rizomas. caracterizam-se por os caules aparecem apenas na época da floração e serem fotossintéticos.
As Juncáceas (Juncaceae) habitam principalmente regiões temperadas.
As folhas são lineares, paralelinérveas, achatadas ou cilíndricas. Por vezes, encontram-se reduzidas à bainha escamiforme. Não têm estípulas.
As flores são, geralmente, hermafroditas e actinomórficas. Dispõem-se em antela (rácimo específico de flores com pedúnculos laterais mais longos). O perianto, sepaloide ou escamoso, é constituído por seis tépalas distribuídas por dois verticilos trímeros. O androceu é composto por seis estames, com os do verticilo interno, por vezes, não desenvolvidos. O gineceu tem três carpelos fundidos, um estilete e três estigmas filamentosos. O ovário é súpero, com vários óvulos.
O fruto é uma cápsula loculicida, geralmente, deiscente. Sementes com albúmen.
São exemplo de Juncáceas as plantas do género Juncus : Juncus glaucus, que se encontra desde Trás-os-Montes ao Algarve; Juncus filiformis, que se encontra na Beira-Baixa e Alto Alentejo; Juncus conglomeratus, que se encontra desde o Douro Litoral até ao Alentejo Litoral e o Juncus effusus, que se encontra em todo o território português e é conhecido popularmente por junco.
Como referenciar: Porto Editora – Juncáceas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-27 23:45:35]. Disponível em