kickboxing

O kickboxing apareceu nos Estados Unidos da América por volta de 1973 e combina vários estilos de artes marciais com desportos de combate como o boxe, o karaté, o tae-kwon-do e o thai boxing. O objetivo deste desporto, praticado em ringues, é melhorar a eficácia das técnicas de combate para as aplicar de uma forma mais natural. Entretanto, é utilizado equipamento de proteção para minimizar os danos físicos. No kickboxing é permitido o uso de luvas, assim como proteções nos pés, cotovelos, joelhos, coxas e ombros.
Os praticantes desta modalidade, para além de melhorarem a sua capacidade de defesa pessoal, podem aumentar o rendimento físico, aperfeiçoar a circulação e o domínio mental.
O kickboxing, que chegou a Portugal em 1976, tanto pode ser praticado para manutenção física como com fins competitivos. Os campeonatos são amadores com os atletas a combater por pesos e divididos por submodalidades, como o semi-contact e o light contact, onde não há knock-out (KO) e a vitória é decidida por pontos do júri. O kickboxing por excelência é o full contact, praticado por maiores de 17 anos e com a possibilidade de haver KO, já que as técnicas podem ser usadas pelos atletas com a potência total. A vitória pode assim ser atribuído por KO, mas também por desclassificação, abandono, inferioridade física ou técnica. Entre atletas profissionais os combates podem ter doze assaltos, de dois minutos cada, enquanto em amadores estão limitados a dois ou três assaltos, mas também com a duração de dois minutos.
O kickboxing tem uma variante não competitiva, que é a aeróbica, praticada essencialmente por mulheres.
O kickboxing tem as suas origens nos desportos de combate onde se podem utilizar os pés, como é o caso do savate, uma modalidade francesa que se praticou até meados do século XIX. Os seus praticantes pertenciam às classes mais baixas da sociedade francesa e os combates tinham lugar em becos escondidos e, também, em barcos, pois era uma forma de diversão popular entre os marinheiros de alto mar. A expressão savate ainda hoje classifica os desportos de luta que incluem pontapés. Muito parecido com o savate é o thai boxing, desporto tradicional tailandês que era ensinado nos mosteiros. É atualmente o desporto nacional da Tailândia, tendo por trás de si uma história já com 2000 anos.
Como referenciar: kickboxing in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-20 08:11:17]. Disponível na Internet: