Lenda da Dona Branca ou da tomada de Silves aos Mouros
Em Silves, reinava o mouro Ben-Afan. Um dia, no intervalo das suas lutas contra os cristãos, teve um sonho extraordinário.
Na verdade o sonho começou por ser um pesadelo, com tempestades e vampiros, mas transformou-se numa visão de anjos, música e perfumes. Terminou com o rosto de uma mulher, divinamente bela, com uma cruz ao peito.
No dia seguinte, Ben-Afan procurou a fada Alina, sua conselheira, que lhe revelou que tinha sido ela própria a enviar-lhe o sonho. Este significava que a sua vida iria mudar. Deu-lhe então dois ramos, um de flor de murta e outro de louro, significando respetivamente o amor e a glória. Consoante os ramos murchassem ou florissem, assim o rei deveria seguir as respetivas indicações.
Enviou-o ao Mosteiro de Lorvão e disse-lhe que lá o esperava a mulher da sua vida: Branca, princesa de Portugal. Ben-Afan entrou no mosteiro disfarçado de eremita. Ambos ficaram apaixonados quando se viram.
O rei mouro voltou ao seu castelo e preparou os guerreiros para o rapto da princesa, prontamente executado. Branca de Portugal e Ben-Afan viveram então a sua paixão sem limites, esquecidos do mundo e do tempo. O ramo de murta mantinha-se viçoso.
Um dia, D. Afonso III, pai de Branca, cercou a cidade de Silves e Ben-Afan morreu na batalha que se seguiu. Nas suas mãos foram encontrados um ramo de murta, murcho, e um ramo de louro, viçoso.
-
D. Afonso IIIQuinto rei de Portugal (1245-1279), "o Bolonhês" nasceu provavelmente em Coimbra, a 5 de maio de 121...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
Lenda do Castelo de Bragança ou da Torre da PrincesaQuando a cidade de Bragança era ainda a aldeia da Benquerença, lá vivia uma princesa bela e órfã com
-
Santiago e CaioNo ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um ilustre cavaleiro da Maia,
-
Ponte da CalSobre as águas calmas do rio Nabão construiu-se, no século XVII, uma ponte que ligava o importante e
-
O Caldeirão de DagdaNa literatura céltica, Dagda é o deus-druida, ou Ruad Ro-fhessa, o "Senhor da Ciência Integral". O m
-
chupa-cabrasChupa-cabras é a designação de origem hispânica atribuída a um ser macabro, considerado de natureza
-
Lenda da Dama do Pé de CabraD. Diogo Lopes, nobre senhor da Biscaia, caçava nos seus domínios, quando foi surpreendido por uma l
-
Lenda da Cabeça da VelhaDiz a lenda que na serra da Peneda vivia Leonor, uma jovem rica e bela, sob a tutela de um tio fidal
-
Lenda da CaparicaHá muitos anos, quando a Caparica era apenas um local ermo, apareceu por lá uma criança pobre, muito