Linux

Sistema operativo desenvolvido originalmente por Linus Torvalds em 1993. É um clone do sistema operativo Unix escrito completamente de base. Linus pretendia escrever um sistema operativo substituto do Minix para máquinas clones AT baseadas em processadores 386. Segundo o próprio Linus, o sistema operativo foi desenhado "também como forma de apreender acerca do funcionamento do processador 386". Inicialmente, permitia apenas a utilização de discos rígidos com interface IDE e tinha muitas outras limitações mesmo face ao Minix mas, a atitude aventureira do Linus e as vantagens que apresentava foram suficientes para motivar um grupo de pessoas a colaborar com Torvalds no desenvolvimento do Linux. Presentemente, um número incontável de pessoas pelo mundo fora continuam a aperfeiçoar e a dotar o sistema operativo de mais funcionalidades sob a supervisão de Linus Torvalds.
O Linux é basicamente compatível com System V, BSD e, na sua essência, de acordo com a especificação POSIX-1. O sistema é distribuído nos termos da GNU (General Public License) e, uma parte substancial dos utilitários incluídos nas várias distribuições Linux são da Free Software Fundation e fazem parte do projeto GNU.
Atualmente, várias software houses mantêm e distribuem sistemas Linux - denominados distribuições - e o seu custo vai desde o gratuito até um custo relativamente simbólico face aos restantes sistemas operativos.
Na sua essência, o Linux é um sistema multi-thread, multi-utilizador, em tempo real, orientado para comandos, extremamente versátil e amplamente utilizado por milhões de entusiastas informáticos. Atualmente, e contrariamente ao que o próprio Linus escreveu em 1991, não é apenas um "sistema operativo escrito por um hacker para hackers". Com efeito, nos últimos anos da década de 90 assistiu a um grande crescimento em número de utilizadores acompanhado por um acréscimo do número de distribuições disponíveis e de software disponível. Graças à introdução nas distribuições de vários ambientes gráficos extremamente atrativos, e com a inclusão de vários pacotes de software para diferentes aplicações, continua a crescer em utilizadores e apresenta-se atualmente como uma alternativa viável a outros sistemas operativos comerciais.
Como referenciar: Linux in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 16:04:11]. Disponível na Internet: