Lionel Messi

Futebolista internacional argentino, nascido a 24 de junho de 1987, em Santa Fé na Argentina, sagrou-se campeão europeu de clubes na temporada 2005/2006 ao serviço do Barcelona, de Espanha.
Messi iniciou a carreira de futebolista com apenas oito anos no clube argentino Newell's Old Boys, mas aos treze anos mudou-se para Espanha, onde passou a representar o Barcelona. A família de Messi foi viver para a Catalunha de modo a poder pagar um tratamento médico a Lionel. O jovem jogador fez carreira nas camadas jovens do Barcelona. Entretanto, com apenas 16 anos, já tinha feito a sua estreia na equipa principal do Barcelona, ao alinhar no jogo frente ao FC Porto que assinalou a inauguração do Estádio do Dragão, no Porto. Em 2004/2005, passou a representar o Barcelona B, equipa profissional que alinha nos escalões secundários do futebol espanhol, e ocasionalmente a equipa principal do Barcelona, que viria a ser campeã de Espanha. A 1 de maio de 2005, Messi tornou-se no mais jovem jogador de sempre do Barcelona a apontar um golo no campeonato de Espanha, frente ao Albacete.
No ano seguinte, 2005/2006, já a tempo inteiro no Barcelona, treinado pelo holandês Frank Rijkaard, voltou a ser campeão de Espanha e, ainda campeão europeu de clubes. O Barcelona conquistou a Liga dos Campeões depois de bater na final, em maio de 2006, o Arsenal por 2-1. Ainda nessa época, conquistou a Supertaça de Espanha. Foi convocado para representar a Argentina no Mundial de Sub-20 que teve lugar na Holanda em 2005, vindo a sagrar-se campeão do mundo. Na final, marcou os dois golos que deram à Argentina a vitória por 2-1 sobre a Nigéria. Messi foi o melhor goleador da competição, com seis golos, tendo ainda sido eleito o melhor jogador.
Em agosto de 2005 estreou-se na principal seleção argentina, numa partida contra a Hungria, durante a qual foi expulso. Lionel foi um dos convocados para representar o seu país no Mundial de 2006, na Alemanha.
Como referenciar: Lionel Messi in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 16:21:15]. Disponível na Internet: