Live Aid

Concerto realizado a 13 de julho de 1985 que teve como objetivo a angariação de fundos para as vítimas da fome na Etiópia. Idealizado por Bob Geldof (ex-Boomtown Rats), o concerto dividiu-se por dois palcos: o Estádio de Wembley em Londres, na Inglaterra, e o Estádio JFK em Philadelphia, nos EUA. Transmitido para todo o mundo, o evento originou uma receita cerca de 100 milhões de dólares.
Pelo palco de Wembley passaram nomes como Sting, U2, Queen, George Michael, David Bowie, Elton John, Paul McCartney, entre outros. Em Philadelphia atuaram Bryan Adams, Beach Boys, Simple Minds, Madonna, Eric Clapton, Duran Duran, Mick Jagger, Tina Turner e Bob Dylan, entre outros. Phil Collins foi o único artista que tocou nos dois palcos.
Esta iniciativa à escala mundial surgiu na sequência da gravação single Do They Know It's Christmas / Feed The World, composto por Bob Geldof e Midge Ure (ex-Ultravox) e interpretado pela Band Aid, um conjunto dos mais consagrados músicos britânicos da década de 80, entre os quais, Paul Young, George Michael, Sting e Bono. Gravado em novembro de 1984, o single vendeu três milhões de cópias no Reino Unido, originando uma receita de oito milhões de libras em todo o mundo.
Como referenciar: Live Aid in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 00:57:12]. Disponível na Internet: