Luftwaffe

Palavra alemã que significa arma aérea. Nome dado ao exército do ar alemão reconstituído sob a direção de Herman Goering a partir de 1934. A importância dada a este corpo do exército alemão enquadra-se num processo de armamento geral da Alemanha que acompanha a ascensão de Hitler ao poder. Goering é nomeado marechal a 4 de fevereiro de 1938 e, ao mesmo tempo, ministro ao Ar. No início do processo a aeronáutica militar é organizada da seguinte forma: três agrupamentos de aviação e três regiões aéreas; o 1.º agrupamento (Este) em Berlim; o 2.º (oeste) em Braunschweig; o 3.º (sull) em Koenisberg (Prússia Oriental) e Viena. Havia ainda uma divisão de instrução aérea em Greifswer. O exército aéreo dividia-se em tropas de aviação (Fliegertruppen), defesa contra aeronaves (Flaktruppen) e de informação aérea (Luftnachrichtentruppen), estas últimas assegurando serviços de transmissão e meteorologia.
A aviação organizava-se em esquadrilhas (Staffeln), grupos (Fliegertruppen) e esquadrões (Fliegergeschwader). Como sucedia com toda a atividade bélica durante o período nazi, todos os alemães deveriam estar preparados para integrar este corpo, desde que os comandos militares e governamentais assim o entendessem como necessário. A Luftwaffe tornou-se muito rapidamente indispensável na máquina de guerra alemã. E foi o primeiro corpo nazi a colher louros em combate. A célebre Legião Condor desempenhou um papel decisivo na vitória das forças franquistas na Guerra Civil de Espanha.
O voo picado dos "Stuka" acompanhado pelo barulho aterrorizante das sirenes que os equipavam, ficou tristemente célebre; a população de Guernica nunca o esquecerá. A Guerra Civil espanhola provou aquilo que os líderes alemães pretendiam: que a Alemanha estava pronta para a guerra; e que a Luftwaffe estava pronta para "voos mais altos". A Blitzkrieg, a Guerra-Relâmpago alemã, só fazia sentido com a aviação; o avanço das forças terrestres era antecedido por fortes bombardeamentos aéreos sobre as posições inimigas e a intervenção dos blindados e da infantaria alemães era sempre acompanhada e protegida pelos seus aviões. Contudo, logo ao abrir o conflito, a crença cega nas potencialidades deste corpo ficou seriamente abalada quando os caças Messerschmit foram claramente batidos pela versatilidade dos Spitfire ingleses na Batalha de Inglaterra. De qualquer modo, a aviação de Goering foi sempre indispensável e revelou uma capacidade tremenda de adaptação e introdução de novas armas, algumas delas extremamente revolucionárias que, no entanto, não impediram a derrota final; a título de exemplo cite-se o facto de o primeiro avião a jato de combate ter sido lançado pelos alemães para o teatro de guerra. Com o fim da guerra, a Luftwaffe teve o mesmo fim do restante exército nazi: foi extremamente limitada e controlada pelos Aliados.

Como referenciar: Luftwaffe in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-24 19:11:09]. Disponível na Internet: