Lukas Podolski

Futebolista internacional alemão, nasceu a 4 de junho de 1985, em Gliwice, na Polónia, no seio de uma família de atletas, uma vez que o pai também era futebolista e a mãe andebolista.
Em 1987, com apenas dois anos, acompanhou os pais quando estes se mudaram para a então Alemanha Ocidental, onde passaram a residir nos arredores de Colónia.
Podolski integrou as camadas jovens do FC Colónia, o clube mais representativo da cidade. Com apenas 18 anos, em novembro de 2003, Podolski estreou-se na equipa principal do FC Colónia, que participava na Bundesliga, a primeira divisão do futebol alemão. O FC Colónia acabou por descer de divisão, mas o jovem avançado marcou dez golos nos 19 jogos em que participou. Foi o melhor registo de sempre de um jogador com 18 anos na história da Bundesliga. Na temporada seguinte, 2004/2005, Podolski representou o FC Colónia na segunda divisão alemã. Marcou 24 golos e foi fundamental para ajudar a equipa a regressar à Bundesliga.
De novo na principal divisão alemã, em 2005/2006 marcou doze golos pela equipa de Colónia.
Os dotes de goleador de Lukas Podolski começaram a ser apreciados por representantes de clubes importantes da Alemanha, como o Bayern de Munique, o Hamburgo e o Werder Bremen. O jogador nascido na Polónia acabou por chegar a acordo com o Bayern de Munique, um dos mais poderosos clubes do mundo, que passou a representar a partir da época 2006/2007.
Lukas Podolski estreou-se na seleção da Alemanha a 6 de junho de 2004, num jogo contra Hungria. Tornou-se assim no primeiro jogador da segunda divisão alemã a representar a seleção. Ainda nesse mês, Podolski esteve presente no Campeonato Europeu de futebol, disputado em Portugal.
Em 2005, representou a Alemanha na Taça das Confederações, onde apontou três golos.
No ano seguinte, já como titular indiscutível, alinhou pela Alemanha no Mundial 2006, disputado precisamente no seu país, tendo ajudado a seleção a chegar ao terceiro lugar. Podolski marcou três golos no torneio e foi eleito o melhor jogador jovem do Mundial, à frente do português Cristiano Ronaldo.
A contar para a fase de apuramento para o Euro 2008, Lukas Podolski, em setembro de 2006, apontou quatro golos num só jogo, num desafio em que a Alemanha bateu San Marino por 13-0.
Como referenciar: Lukas Podolski in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 21:16:55]. Disponível na Internet: