Lusaca


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade da Zâmbia, Lusaca situa-se no Centro-Sul do país, junto ao rio Lunsemfwa. Fica num planalto a 1300 metros de altitude, na província homónima. O seu clima é muito aprazível e não é tão quente quanto o típico clima tropical que corresponde à sua situação geográfica. Possui cerca de 1 650 000 habitantes (2006).

História e Monumentos A cidade foi fundada em 1905 pelos ingleses para apoiar a mina de chumbo de Kabwe. Foi elevada a capital 30 anos mais tarde, em 1935, substituindo Livingstone como capital da colónia britânica da Rodésia, dada a sua localização central. Em 1953, a cidade foi o centro de movimentos civis rebeldes que conduziram o país à independência, e foi em 1964 que se tornou capital do recente país independente. Em 1974, foram aí assinados os acordos segundo os quais Portugal reconheceu o direito à autodeterminação de Moçambique. Em março de 1999, a cidade foi alvo da explosão de quatro bombas, uma das quais destruiu a embaixada angolana. Entre os principais monumentos de Lusaca, contam-se a Assembleia Nacional, a residência oficial do presidente e a Catedral da Cruz Sagrada (anglicana).

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade tem-se desenvolvido consideravelmente nos últimos tempos, política, social e economicamente, sendo caracterizada pela grande comunidade estrangeira, muitos dos quais trabalham na área da ajuda internacional, na diplomacia, em organizações religiosas ou empresariais. A principal área comercial de Lusaca é a do Mercado de Kamwala e da Cidade Nova. Possui também parques como o Olympia, o Rhodes e o Thorn. Outros pontos de interesse turístico são o Museu Nacional de Lusaca, o Museu Político, a Universidade da Zâmbia, a Estátua da Liberdade e o Jardim Zoológico.


Economia
Centro comercial e governamental do país, Lusaca é o entroncamento das linhas-férreas norte-sul e da rede de estradas leste-oeste. Fica situada numa região agrícola que produz algodão, milho, tabaco e laticínios. As suas principais indústrias são os têxteis e as peças para automóveis. É servida pelo aeroporto internacional de Lusaca.
Como referenciar: Lusaca in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 05:42:39]. Disponível na Internet: