massicote

O massicote é uma das duas formas cristalinas do óxido de chumbo (II), também conhecido por monóxido de chumbo.
Este é um pigmento sólido, de fórmula química PbO, cor de enxofre, que é insolúvel em água. O seu ponto de fusão é de 886 ºC.
A sua origem é artificial e a sua utilização remonta à Antiguidade. Pode ser obtido por aquecimento de branco de chumbo a cerca de 300 ºC, libertando-se dióxido de carbono e água. A forma cristalina massicote cristaliza no sistema rômbico e possui uma densidade relativa de 8,0. A outra forma cristalina, o litargírio, cristaliza segundo o sistema tetraedral e possui uma densidade relativa de 9,53.
O óxido de chumbo (II) pode ser preparado aquecendo o nitrato de chumbo e é produzido aquecendo chumbo derretido no ar. Se a temperatura usada é mais baixa que o ponto de fusão do óxido, o produto obtido é massicote. Acima deste forma-se litargírio.
Variações na temperatura e na velocidade de arrefecimento dão origem a lacunas cristalinas e podem produzir-se formas de litargério vermelhas, laranjas e castanhas.
O óxido de chumbo (II) é anfotérico, isto é, dissolve-se em ácidos para dar origem a sais de chumbo (II) e em bases para formar plumbatos.

Como referenciar: massicote in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 03:18:41]. Disponível na Internet: