mecânica

A mecânica consiste num ramo da física que estuda o movimento dos corpos e as forças que provocam esses movimentos. Subdivide-se em duas partes, a cinemática e a dinâmica. A cinemática trata dos movimentos dos corpos independentemente das forças responsáveis por eles e estuda as grandezas básicas que os exprimem (aceleração, velocidade, posição e tempo), bem como as relações entre eles.
A dinâmica descreve as causas do movimento e fundamenta-se nos importantes conceitos de força e energia potencial, que, juntamente com as leis de Newton, fornecem uma descrição completa de todos os movimentos dos corpos macroscópicos. Para a sua aplicação prática, a dinâmica divide-se, por sua vez, em duas partes, que são a cinética, que estuda os processos que evoluem ao longo do tempo, e a estática, que trata dos processos físicos, isto é, estuda as forças que atuam em corpos em equilíbrio. A mecânica dos fluidos estuda as interações entre forças e fluidos, enquanto que a mecânica se ocupa de corpos macroscópicos no estado sólido.
A mecânica quântica é o estudo baseado na teoria quântica que substituiu a mecânica newtoniana na interpretação de fenómenos físicos à escala atómica, considerando a dualidade onda-partícula.

Como referenciar: mecânica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 15:51:46]. Disponível na Internet: