Artigos de apoio

Mulholland Drive
Thriller misterioso norte-americano escrito e realizado em 2001 por David Lynch. Foi interpretado por Naomi Watts, Laura Elena Harring, Ann Miller, Justin Theroux e Dan Hedaya, entre outros. A fotografia é da autoria de Peter Deming e a música de Angelo Badalamenti, companheiro de longa data nos filmes de Lynch.
Mulholland Drive foi concebido inicialmente como episódio piloto, de cerca de duas horas, para uma série de televisão a ser exibida pela estação ABC em 1999. Quando viram o projeto final, os executivos da ABC rejeitaram-no e solicitaram alterações extensas, incluindo a redução da sua duração de 125 para 88 minutos.
Por altura do Festival de Cannes, os produtores de The Straight Story (Uma História Simples, 1999), Alain Sarde e Pierre Edelman, viram o referido episódio e quiseram transformá-lo num filme, o que veio a acontecer.
A história é passada em Los Angeles, a cidade dos sonhos, onde tudo pode acontecer. Rita (Laura Elena Harring), uma mulher que fica com amnésia depois de ter sofrido uma tentativa de assassinato, pretende descobrir quem a quer ver morta. Betty Elms (Naomi Watts), uma mulher recém-chegada a Los Angeles, com intenções de se tornar atriz de Hollywood, faz um casting com o realizador Adam Kesher (Justin Theroux), que tem envolvimentos mafiosos. Quando ambas se conhecem, Betty ajuda Rita a investigar a sua identidade. A partir deste momento, o filme entra numa espécie de sonho, em que nada é o que parece ser e em que as personagens principais "sofrem" uma espécie de esquizofrenia, passando a ser Diane Selwyn (Naomi Watts) e Camilla Rhodes (Laura Elena Harring).
Com um argumento bizarro, de um género presente na filmografia de Lynch em exemplos como Eraserhead (No Céu Tudo é Perfeito, 1977) ou Lost Highway (Estrada Perdida, 1997), trata-se de um jogo entre a imaginação e a realidade em que os espectadores ou tentam captar um sentido e uma lógica que não existe, ficando desiludidos, ou então deixam-se envolver pela abstração cinematográfica e pelas sensações, e adoram-no.
David Lynch foi nomeado para o Óscar de Melhor Realizador e ganhou na mesma categoria no Festival de Cannes, dividindo o prémio com Joel Coen. Venceu ainda o César de Melhor Filme Estrangeiro.
Como referenciar: Mulholland Drive in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-21 07:56:59]. Disponível na Internet: