Nani

Futebolista internacional português, nascido a 17 de novembro de 1986, na Praia, em Cabo Verde, com o nome Luís Carlos Almeida da Cunha, Nani destacou-se no Sporting, ao serviço do qual ganhou uma Taça de Portugal.
Ainda em criança, Nani deixou Cabo Verde com a família para se instalar em Portugal, mais precisamente na Amadora, nos arredores de Lisboa, onde travou conhecimento com Manuel Fernandes, outro futebolista internacional português.
Nani, um jogador de características ofensivas que costuma atuar nos flancos, começou por jogar futebol no Real de Massamá. As suas exibições deram nas vistas e, em 2003, acabou por se transferir para as camadas jovens do Sporting Clube de Portugal, onde se viria a sagrar campeão nacional de juniores em 2004/2005. Nesta altura, era treinado por Paulo Bento, que viria a reencontrar mais tarde no plantel sénior do clube Em 2005/2006, Nani passou a integrar a equipa sénior, dirigida por José Peseiro, e assumiu-se desde logo como uma das principais estrelas do conjunto. Na sua temporada de estreia, apontou quatro golos no campeonato. A meio da época o clube passou a ser treinado por Paulo Bento, seu antigo técnico dos juniores.
Na temporada seguinte, Nani voltou a ser pedra fundamental, de novo sob orientação de Paulo Bento. Marcou cinco golos no campeonato e um na Liga dos Campeões, tendo ainda conquistado a Taça de Portugal, depois de o Sporting ter batido na final o Belenenses por 1-0.
Nani já tinha sido observado por alguns dos maiores clubes da Europa e acabou por ser vendido ao Manchester United, de Inglaterra, por cerca de 25 milhões de euros.
Nani estreou-se no Manchester a 5 de agosto de 2007, na final da Taça Community Shield. O seu clube conquistou o troféu após derrotar o Chelsea. Ainda em agosto, no dia 26, marcou o seu primeiro golo ao serviço do Manchester, numa partida da Primeira Liga inglesa em que a sua equipa derrotou o Tottenham por 1-0.
Nani marcou presença constante nas seleções jovens de Portugal, tendo estado presente nos campeonatos europeus de 2006 e 2007 de sub-21.
O jogador estreou-se na seleção A a 1 de setembro de 2006 num desafio particular contra a Dinamarca, que Portugal ganhou por 4-2. Um dos golos foi marcado por Nani.
Como referenciar: Nani in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 19:19:28]. Disponível na Internet: