No Doubt

Banda pop-rock norte-americana, formada em 1987, por Gwen Stefani, John Spence e Eric Stefani e aos quais se juntaram, mais tarde, Tony Kanal, Tom Dumont e Adrian Young. As atuações ao vivo tornaram-se habituais e a fama conquistada promoveu-lhes a assinatura de um contrato com a editora Interscope Records, em 1991. O primeiro álbum editado no ano seguinte, autointitulado No Doubt, foi prontamente posto de lado em termos promocionais pela editora. A falta de identificação dos sons tocados pela banda com a crescente loucura do movimento grunge ditou a falta de apoio para a digressão e para uma maior divulgação do disco. Mas a falta de motivação não foi problema. Os No Doubt decidiram gravar com os seus próprios meios The Beacon Street Collection. A seguir ao lançamento do álbum, o irmão de Gwen, Eric Stefani, abandonou a formação para se dedicar à animação nos "Simpsons", a conhecida série televisiva. No fim do ano de 1994, a Interscope voltou atrás e autorizou novamente as gravações com o patrocínio do catálogo. Tragic Kingdom foi lançado no final de 1995. O álbum foi o principal impulsionador do sucesso mundial depois conquistado pela banda. Contudo, o êxito veio somente um ano depois, quando o disco chegou ao top 10 americano, em parte devido ao triunfo dos temas "Just a Girl" e "Spiderwebs", divulgados pela MTV. O protagonismo de Stefani continuou em alta, com as suas performances ao vivo a ajudarem à criação de uma imagem cada vez mais marcante no seio da banda. O final de 1996 trouxe o primeiro lugar para o álbum no top americano, para além do estrondoso sucesso mundial do tema "Don't Speak".
Em 2000 é editado The Return Of Saturn. Os No Doubt continuaram assim a manter uma indefinição entre as convivências pop desejadas por Gwen e os sons alternativos das suas composições.
Em 2001, as indefinições sonoras continuaram com a edição de Rock Steady, um álbum marcado pelo cruzamento do rock com universos tão distantes como o ska, o rythm'blues, o reggae e até o hip hop. O disco conseguiu resultados de vendas bastante interessantes, mantendo os No Doubt num lugar de destaque da cena musical mundial.
Em 2003, chegou às lojas a compilação The Singles 1992-2003, reunindo os principais temas da banda. A recolha de êxitos mereceu excelentes apreciações críticas, apresentando o single "It's My Life", uma versão dos Talk Talk que ajudou a catapultar o disco para os primeiros lugares das tabelas Billboard. No ano seguinte, Gwen Stefani arriscaria uma carreira a solo ao gravar o álbum Love. Angel. Music. Baby., que obteve grande sucesso.
Como referenciar: No Doubt in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 06:22:49]. Disponível na Internet: