Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

No Doubt
favoritos

Banda pop-rock norte-americana, formada em 1987, por Gwen Stefani, John Spence e Eric Stefani e aos quais se juntaram, mais tarde, Tony Kanal, Tom Dumont e Adrian Young. As atuações ao vivo tornaram-se habituais e a fama conquistada promoveu-lhes a assinatura de um contrato com a editora Interscope Records, em 1991. O primeiro álbum editado no ano seguinte, autointitulado No Doubt, foi prontamente posto de lado em termos promocionais pela editora. A falta de identificação dos sons tocados pela banda com a crescente loucura do movimento grunge ditou a falta de apoio para a digressão e para uma maior divulgação do disco. Mas a falta de motivação não foi problema. Os No Doubt decidiram gravar com os seus próprios meios The Beacon Street Collection. A seguir ao lançamento do álbum, o irmão de Gwen, Eric Stefani, abandonou a formação para se dedicar à animação nos "Simpsons", a conhecida série televisiva. No fim do ano de 1994, a Interscope voltou atrás e autorizou novamente as gravações com o patrocínio do catálogo. Tragic Kingdom foi lançado no final de 1995. O álbum foi o principal impulsionador do sucesso mundial depois conquistado pela banda. Contudo, o êxito veio somente um ano depois, quando o disco chegou ao top 10 americano, em parte devido ao triunfo dos temas "Just a Girl" e "Spiderwebs", divulgados pela MTV. O protagonismo de Stefani continuou em alta, com as suas performances ao vivo a ajudarem à criação de uma imagem cada vez mais marcante no seio da banda. O final de 1996 trouxe o primeiro lugar para o álbum no top americano, para além do estrondoso sucesso mundial do tema "Don't Speak".
Em 2000 é editado The Return Of Saturn. Os No Doubt continuaram assim a manter uma indefinição entre as convivências pop desejadas por Gwen e os sons alternativos das suas composições.
Em 2001, as indefinições sonoras continuaram com a edição de Rock Steady, um álbum marcado pelo cruzamento do rock com universos tão distantes como o ska, o rythm'blues, o reggae e até o hip hop. O disco conseguiu resultados de vendas bastante interessantes, mantendo os No Doubt num lugar de destaque da cena musical mundial.
Capa do álbum "Tragic Kingdom" (1995) dos No Doubt
Em 2003, chegou às lojas a compilação The Singles 1992-2003, reunindo os principais temas da banda. A recolha de êxitos mereceu excelentes apreciações críticas, apresentando o single "It's My Life", uma versão dos Talk Talk que ajudou a catapultar o disco para os primeiros lugares das tabelas Billboard. No ano seguinte, Gwen Stefani arriscaria uma carreira a solo ao gravar o álbum Love. Angel. Music. Baby., que obteve grande sucesso.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – No Doubt na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-05 11:15:34]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais