O Grande Lebowski

Comédia bizarra norte-americana realizada em 1998 por Joel Coen e produzida pelo irmão Ethan Coen, The Big Lebowski foi interpretado por Jeff Bridges, John Goodman, Julianne Moore, Steve Buscemi, David Huddleston, Ben Gazzara, Tara Reid e John Turturro, entre outros. O argumento foi escrito pelos irmãos Joel e Ethan Coen.
A história gira em torno de um homem chamado Jeff Lebowski, que se auto-intitula "The Dude" (Jeff Bridges), e é descrito pelo narrador como "o homem mais preguiçoso de Los Angeles". Ele vive apenas para jogar bowling, mas é confundido com um milionário chamado Big Lebowski, o que lhe traz bastantes contratempos. The Dude tem como melhor amigo e colega de equipa no bowling o gordo veterano do Vietname Walter Sobchak (John Goodman); o outro colega de equipa é o pouco esperto Donny (Steve Buscemi), que tem a particularidade de nunca conseguir acabar uma frase. No início do filme, Dude recebe a visita de dois homens de mão de um rei da pornografia (Ben Gazzara) a quem a mulher de Big Lebowski (David Huddleston) deve muito dinheiro. Estes só se apercebem de que ele não é o Lebowski que eles querem depois de terem urinado no seu tapete. Dude vai então a casa do outro Lebowski para lhe ficar com um dos seus tapetes, mas este informa-o de que a sua mulher, Bunny (Tara Reid), foi raptada, e que quer que o Dude vá entregar o dinheiro pedido para o resgate. Contudo, uma filha de um casamento anterior de Big Lebowski, Maude (Julianne Moore), não concorda com a ideia. Maude, uma artista erótica, é apenas uma das muitas personagens peculiares da autêntica "fauna" que o filme apresenta. Outra das mais engraçadas é um jogador de bowling latino de nome Jesus (John Turturro). O Dude costuma também ter alucinações coloridas quando é socado ou leva alguma cacetada na cabeça, o que acontece frequentemente.
O Grande Lebowski caminha em muitas direções, mas nunca atinge um fim convencional. Porém, isso é mais um estilo do filme do que uma falha. Reflete no fundo a própria errância da personagem central: o Dude começa os seus dias sempre cheio de energia, mas os seus planos dissolvem-se gradualmente em oportunidades perdidas.
O filme esteve presente em competição no Festival de Berlim de 1998 e granjeou uma aura de culto.
Como referenciar: O Grande Lebowski in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 01:34:36]. Disponível na Internet: