Odivelas

Aspetos Geográficos
O concelho de Odivelas, do distrito de Lisboa, está incluído na Região de Lisboa (NUT II), na Grande Lisboa Norte (NUT III) e localiza-se na margem direita do rio Tejo, a norte de Lisboa. Situado a poucos quilómetros da capital, faz fronteira com os concelhos de Loures a nor-nordeste, Amadora a sul, Sintra a oeste e Lisboa a sudeste.
Odivelas ocupa uma área de 26,6 km2, na qual se distribuem sete freguesias: Caneças, Famões, Odivelas, Olival Basto, Pontinha, Póvoa de Santo Adrião e Ramada.
Em 2005, o concelho apresentava 141 182 habitantes.
O natural ou habitante de Odivelas denomina-se odivelense.
Este concelho, morfologicamente, é formado por uma extensa várzea e por diversas colinas que estão separadas entre si por vales. A nível urbanístico encontra-se em franca expansão.
História e Monumentos
Em 19 de novembro de 1998 nasceu o concelho de Odivelas, sendo anteriormente Odivelas uma freguesia do concelho de Loures. Odivelas foi elevada a cidade em 1990.
Do seu património arquitetónico destaca-se uma igreja manuelina (classificada como Monumento Nacional) na Póvoa de Santo Adrião, o chafariz d'El-Rei (séc. XVII) na Póvoa de Santo Adrião, a Igreja Matriz de Caneças, os dois dólmenes - Pedra Grande e Batalhas - em Caneças, o aqueduto das águas livres em Caneças, o cruzeiro em Pombais, o convento de Odivelas, a Igreja Matriz de Odivelas, o Memorial, o Paço do Arcebispo e o Senhor Roubado também em Odivelas.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Realizam-se algumas festas neste concelho como o aniversário da freguesia da Pontinha (quarta semana de novembro); a festa anual e a da Nossa Senhora do Rosário (todo o mês de abril e o domingo de Pascoela) em Caneças; as festas dos Santos Populares (13 e 24 de junho) na Pontinha; a festa de Nossa Senhora do Rosário (segunda semana de outubro) em Famões e a de S. Sebastião (em setembro) em Caneças.
No artesanato salienta-se a tapeçaria, a cestaria, a pele, os azulejos, o arame, o latão e o metal.
Economia
O concelho de Odivelas é em grande parte uma zona urbana que tem como atividades económicas dominantes a produção industrial e o comércio.
Na atividade industrial destacam-se principalmente a indústria têxtil, a indústria alimentar e a indústria de madeiras. A atividade comercial aparece muito ligada à produção industrial.
A nível agrícola ainda se encontra alguma atividade nomeadamente em pequenas hortas e na criação de gado ovino. A freguesia de Caneças é aquela que ainda mantém mais características agrícolas e onde se cultiva flores e plantas ornamentais em estufas.
Como referenciar: Odivelas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-23 03:09:24]. Disponível na Internet: