Oliver Kahn

Guarda-redes internacional alemão de futebol nascido a 15 de junho de 1969, em Karlsruhe, na Alemanha.
Começou a jogar futebol aos 17 anos na sua cidade natal e com 18 integrou a equipa júnior do Karlsruhe FC. Contudo, Kahn nunca fez carreira a nível de seleções jovens da Alemanha. A sua estreia na Bundesliga, o principal campeonato alemão de futebol, ocorreu quando já tinha 21 anos, mas, desde logo, deu nas vistas como um guarda-redes promissor. Ao fim de três temporadas era já considerado um dos melhores guardiões do país. Assim, em outubro de 1993, quando tinha 24 anos, foi pela primeira vez convocado para representar a seleção alemã, embora não tenha chegado a entrar em campo.
No ano seguinte, foi chamado para participar no Mundial de futebol que teve lugar nos Estados Unidos da América, mas nunca chegou a sair do banco como suplente de Bodo Illgner, o habitual titular. Na temporada 1994/1995 deixou o Karlsruhe para passar a representar o Bayern de Munique, o mais conceituado clube da Alemanha. A sua transferência foi, na altura, a mais cara de sempre envolvendo um guarda-redes.
Kahn assumiu-se desde logo como titular na formação de Munique, mas em novembro de 1994 uma lesão obrigou-o a uma paragem de cinco meses. No entanto, mal regressou, encontrou logo a melhor forma e assumiu de novo a titularidade.
Assim, em junho de 1995 conseguiu finalmente representar pela primeira vez a seleção da Alemanha, num jogo contra a Suíça. De qualquer forma, ainda não foi nesta altura que se assumiu definitivamente como titular da seleção. No Europeu de Inglaterra em 1996 e no Mundial de França de 1998 não passou da condição de suplente. Só quando o habitual titular da seleção, Andreas Kopke, anunciou a sua retirada após o Mundial de França é que Kahn teve a oportunidade de se assumir como guarda-redes da Alemanha.
Kahn entrou na melhor fase da sua carreira e em 2000 foi eleito o melhor jogador do campeonato alemão e o melhor guarda-redes da Europa.
Em 2001/2002, depois de conquistar pelo Bayern de Munique o quarto campeonato da Alemanha, venceu também a Liga dos Campeões, a mais importante prova de clubes da Europa.
No Mundial de Futebol de 2002, disputado no Japão e na Coreia do Sul, Kahn conseguiu um feito inédito pois foi o primeiro guarda-redes a ser considerado o melhor jogador desta competição. Kahn, em excelente forma, foi o principal responsável pela chegada da Alemanha à final do Mundial, onde perdeu como Brasil.
As suas boas exibições levaram a que em dezembro de 2002 fosse eleito pela FIFA o segundo melhor futebolista do ano, atrás do brasileiro Ronaldo.
Nas duas temporadas seguintes, 2004/05 e 2005/06, voltou a vencer o campeonato alemão, mas entretanto perdeu de novo a titularidade na seleção, embora tenha sido convocado para o Mundial 2006, na Alemanha.
Como referenciar: Oliver Kahn in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 04:28:04]. Disponível na Internet: