Osfronemídeos

Família de peixes, da classe osteícties e da ordem dos perciformes, constituída por sete espécies, que se distribuem pelo Sudeste asiático, desde a Tailândia a Bornéu, habitando águas claras correntes, lagos e canais de irrigação.
Uma das sete espécies, que constituiem esta família de peixes, o combatente-tailandês Betta splendens, apesar dos seus 5 centímetros de comprimento, é considerado o mais belicoso dos animais aquáticos. As formas naturais são muito lutadoras mas em grau muito inferior ao das formas domesticadas. A coloração do corpo, nas formas naturais, é parda, amarelada ou azulada com faixas mais escuras nos flancos.
Na época da reprodução o macho torna-se mais escuro e tornam-se mais brilhantes as filas de escamas verde-metálicas que se encontram nos flancos. A barbatana dorsal é de tamanho médio e coloração verde-metálica e com ponta vermelha. As barbatanas pélvicas são vermelhas com ponta branca e a barbatana caudal é arredondada. A fêmea é mais pequena e menos colorida. Nas estirpes domésticas encontram-se formas com cores e tamanhos variados.
Como referenciar: Osfronemídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-12 14:31:17]. Disponível na Internet: