Otava


Aspetos Geográficos
Capital e quarta maior cidade do Canadá, Otava situa-se na confluência dos rios Otava e Rideau, na região sudeste do Ontário, na fronteira com o Quebeque. Dista cerca de 400 km para nordeste de Toronto e 190 km para oeste de Montreal. O seu clima é continental, caracterizado por extremos: quente no verão e muito frio no inverno. Possui cerca de 860 000 habitantes (2006).

História e Monumentos A povoação da cidade surgiu em 1850 com o nome de Bytown, em honra do tenente-coronel John By, engenheiro que construiu o canal de Rideau, concluído em 1832. Recebeu o nome atual em 1855, quando foi elevada a cidade, e em 1857 foi escolhida pela rainha Vitória para futura capital do Canadá. Entre os seus principais monumentos, destacam-se o Parlamento (reconstruído em 1916, depois de um incêndio), o Museu Nacional, a Biblioteca Nacional e o Arquivo Público.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade possui uma percentagem significativa de população francófona e também muita população estrangeira. Possui diversos museus, residências oficiais e edifícios governamentais. Merecem destaque o edifício do Parlamento e o Castelo Laurier, no centro da cidade. Outros locais de interesse são o canal de Rideau, que funciona como lago no verão e ringue de patinagem no gelo no inverno, a sede do governo, o edifício envidraçado da Galeria Nacional, o Monumento à Paz, o Museu da Aviação e o Museu da Guerra, entre outros. O núcleo urbano é rodeado por uma cintura verde que compreende florestas e áreas agrícolas. É uma cidade que organiza muitos eventos ao longo do ano: um festival de dança, um Carnaval de inverno, o Festival das Túlipas (no mês de maio), um festival internacional de jazz, entre muitos outros.

Economia
O governo federal é um dos principais empregadores da cidade. As principais indústrias são as de ponta. Alberga as sedes de grandes empresas, o que lhe vale o título de "Silicon Valley do Norte". O seu dinamismo cultural favorece também o movimento turístico. É servida por um aeroporto internacional e por várias linhas de caminhos de ferro.
Como referenciar: Otava in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-21 07:01:16]. Disponível na Internet: