Paulo Bento

Antigo futebolista internacional e treinador, nascido a 20 de junho de 1969, em Lisboa, conquistou um campeonato nacional enquanto jogador e, no ano de estreia como técnico, foi campeão de juniores, sempre ao serviço do Sporting.
Paulo Bento estreou-se como jogador profissional no Estrela da Amadora, em janeiro de 1990, num jogo contra o Benfica. O treinador que o lançou foi João Alves. Nessa temporada, conquistou o seu primeiro troféu no futebol nacional, ao vencer a Taça de Portugal, quando o Estrela da Amadora derrotou na final o Farense por 2-0.
Depois de duas épocas no clube da Amadora, Paulo Bento foi contratado pelo Vitória de Guimarães, clube que representou durante três anos, sempre como titular. As boas exibições ao serviço do Vitória levaram a que fosse contratado pelo Benfica, clube que representou nas temporadas 1994/95 e 95/96. Também no Benfica foi sempre titular e ganhou mais uma Taça de Portugal, em 1996, quando o seu clube derrotou na final o Sporting por 3-1. Paulo Bento foi então jogar para Espanha, tendo alinhado quatro épocas no Oviedo, clube da primeira divisão, sempre como titular, chegando a ser capitão de equipa.
Em 2000, regressou a Portugal, desta vez para representar o Sporting, onde assumiu um papel preponderante na conquista do título nacional de 2001/2002, assim como na Taça, ajudando a derrotar na final o Leixões por 1-0.
Paulo Bento abandonou a carreira de futebolista em 2004, após a única época em que não foi titular indiscutível.
Ao longo da sua carreira foi 35 vezes internacional em representação da seleção de Portugal, tendo estado presente no Campeonato Europeu de 2000, na Bélgica e Holanda, e no Mundial de 2002, no Japão e na Coreia do Sul.
Na temporada 2004/2005, Paulo Bento fez a sua estreia como treinador ao assumir o comando técnico da equipa de juniores do Sporting. Logo nessa temporada, levou o clube à conquista do campeonato nacional de juniores.
Na temporada seguinte, e já com a época a decorrer, foi o escolhido para substituir José Peseiro à frente do comando técnico da equipa principal do Sporting. Quando iniciou o seu trabalho como treinador a equipa estava mal posicionada na tabela classificativa, mas acabou por fazer uma boa recuperação e conseguiu lutar pelo título nacional.
Como referenciar: Paulo Bento in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-19 07:40:09]. Disponível na Internet: