Pausânias (soberano grego)

Não se sabendo ao certo quando nasceu, conhece-se melhor a época da morte deste rei de Esparta, que terá ocorrido provavelmente depois de 390 a.C. Pausânias, filho do rei Plistoanax, reinou entre 409 (ou 408, segundo alguns autores) e 395 (ou 394). No fim da Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.), juntamente com um outro rei de Esparta, Ágis II, Pausânias envidou esforços para obstaculizar a ação política e diminuir o poder pessoal de Lisandro, general e político espartano (n. ? -m. 395 a. C.), que tinha apoiado em Atenas o governo dos Trinta tiranos e que favorecia a instauração de regimes oligárquicos nas cidades submetidas a Esparta. Tendo arregimentado nas suas fileiras os contingentes da Liga Peloponésica, em 403 a. C., e estando ausente de Esparta Lisandro, Pausânias marchou sobre o Pireu e chegou a acordo com os "democráticos" atenienses, que então ocupavam aquela cidade portuária, para que Trasíbulo regressasse ao poder em Atenas.
Mas os resultados destas suas ações, sobretudo não ter impedido a restauração da democracia em Atenas, estiveram na origem de lhe terem instaurado um processo por traição, do qual saíu no entanto absolvido. Posteriormente, na campanha militar de Esparta na Beócia (395 a. C.), Pausânias conseguiu repor a hegemonia espartana na Grécia central, embora para a manter e para a consolidar, através de várias operações militares, teve que unir as suas tropas às de Lisandro, o que aconteceu, tardiamente, em Aliarto. Aqui, Lisandro, que se pensa terá iniciado prematuramente o ataque à cidade, foi derrotado e mesmo morto. Pausânias aceitou então retirar-se sem combater, em troca da restituição dos cadáveres de Lisandro e dos seus súbditos. Por isto, Pausânias foi novamente processado em Esparta, tendo sido condenado à morte. Conseguiu fugir para o exílio em 395 (ou 394), tendo ainda vivido alguns anos em Tegéia.

Como referenciar: Pausânias (soberano grego) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 15:06:57]. Disponível na Internet: