Pepe

Futebolista brasileiro naturalizado português, nascido a 26 de fevereiro de 1983, em Maceió, no Brasil, com o nome Képler Laveran Lima Ferreira, Pepe destacou-se como defesa-central ao serviço do FC Porto, onde foi campeão por duas vezes em 2006 e 2007.

Começou por jogar no Napoli, passando depois para o Clube de Regatas do Brasil, aos 16 anos foi para o Corinthians Alagoano, de onde se transferiu em 2001, com 18 anos, para o Marítimo, clube da ilha da Madeira.
Dada a sua juventude e inexperiência Pepe começou por jogar no Marítimo B, que militava na II Divisão B. Ainda assim, na sua época de estreia, 2001/2002, alinhou em quatro partidas na equipa principal do Marítimo, na I Liga portuguesa.

Na temporada 2004/2005, após duas boas épocas no Marítimo, passou a alinhar no FC Porto. Na sua primeira época ao serviço dos portistas atuou apenas em quinze jogos e registou algumas exibições menos conseguidas.

Já em 2005/2006, com a equipa a ser treinada pelo holandês Co Adriaanse, Pepe assumiu-se como titular do FC Porto e conquistou pela primeira vez o título nacional. Ainda nesse ano, ganhou também a Taça de Portugal e a Taça Intercontinental.

No ano seguinte, já com Jesualdo Ferreira como treinador, Pepe foi titular indiscutível e uma das principais figuras do campeonato português. As exibições de Pepe atraíram as atenções dos principais clubes europeus e o defesa acabou por ser transferido para o Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo. Pepe custou ao Real Madrid trinta milhões de euros e foi uma das mais caras contratações de sempre do clube.

Assim, em 2007/2008 passou a representar os campeões de Espanha e, desde logo, se assumiu como titular da equipa orientada pelo técnico alemão Bernd Schuster.

Entretanto, Pepe já havia iniciado o processo de naturalização em Portugal e manifestou o interesse em representar a seleção portuguesa. Em agosto de 2007 tornou-se cidadão português.

Pepe estreou-se na seleção portuguesa, treinada por Luiz Felipe Scolari, a 22 de novembro de 2007, no Estádio do Dragão, numa partida contra a Finlândia onde Portugal, empatando a zero, garantiu o apuramento para o Campeonato Europeu de 2008.
Como referenciar: Pepe in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-02 19:07:54]. Disponível na Internet: