Praia das Maçãs

Uma das mais conhecidas praias da costa de Sintra, de areia fina e dourada. Toda esta costa é ricamente povoada de espécies animais (polvo, lula, choco, mexilhão, lapa, berbigão, amêijoa e percebes) e vegetais. Junto à praia podem encontrar-se variados restaurantes, onde é possível contactar com algumas das especialidades gastronómicas da região. As diversas análises efetuadas regularmente a amostras de água recolhidas nesta praia pela Direção-Geral de Saúde comprovam a sua boa qualidade e sobretudo atestam a sua melhoria substancial ao longo das épocas balneares, atendendo aos parâmetros exigidos pela Comissão Europeia. No entanto, nem sempre tem conquistado a bandeira azul, já que os critérios estabelecidos por esta associação são muito rigorosos.
Para chegar até à Praia das Maçãs durante o fim de semana, é possível optar por um passeio de elétrico desde a Ribeira de Sintra até à praia. Também a partir da Praia das Maçãs se pode percorrer os caminhos saloios até à ribeira de Sintra.
José Malhoa tornou-a famosa quando, em 1914, imprimiu a óleo sobre tela com pinceladas soltas e cuidadosas a "Praia das Maçãs". Nesta obra podemos contemplar todas as suas qualidades: a luz cristalina, o instantâneo e o íntimo.
Como referenciar: Praia das Maçãs in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-09 06:12:16]. Disponível na Internet: