A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre

Tempo de leitura< 1 min

Prémio Literário José Saramago
favoritos

Criado em 1999 pela Fundação Círculo de Leitores para celebrar a atribuição do Prémio Nobel de Literatura de 1998 a José Saramago, é um importante prémio literário destinado a jovens autores da lusofonia.

Pensado como um instrumento para a defesa da língua, o Prémio Literário José Saramago visa estimular a criação literária e a dedicação à escrita por parte de jovens autores lusófonos.

Foi responsável, desde a sua criação, pelo reconhecimento de vários autores que desde então se tornaram nos mais destacados em língua portuguesa.

O Prémio Literário José Saramago é realizado bienalmente e destina-se a premiar uma obra inédita de ficção (romance ou novela) de um autor com menos de 40 anos.

Autores distinguidos com o Prémio Literário José Saramago:

1999 – Paulo José Miranda (Portugal)
2001 – José Luís Peixoto (Portugal)
2003 – Adriana Lisboa (Brasil)
2005 – Gonçalo M. Tavares (Portugal)
2007 – Valter Hugo Mãe (Portugal)
2009 – João Tordo (Portugal)
2011 – Andréa del Fuego (Brasil)
2013 – Ondjaki (Angola)
2015 – Bruno Vieira Amaral (Portugal)
2017 – Julián Fuks (Brasil)
2019 – Afonso Reis Cabral (Portugal)
2022 – Rafael Gallo (Brasil)
2024 – Francisco Mota Saraiva (Portugal)

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Prémio Literário José Saramago na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$premio-literario-jose-saramago [visualizado em 2026-06-07 11:45:57].

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre