preparação de dióxido de carbono

A formação de dióxido de carbono (CO2) ocorre segundo uma reação em que há decomposição de uma substância por ação do calor. A esta reação chama-se termólise.
A termólise do bicarbonato de sódio (pó branco) origina como produtos de reação o carbonato de sódio, água e o dióxido de carbono.
Esta reação pode ser feita em laboratório com equipamento muito simples. Para se obter dióxido de carbono em laboratório pode realizar-se uma experiência muito simples e que envolve o seguinte material: suporte universal com garra, lamparina de aquecimento ou bico de bunsen, tubo de ensaio com rolha, tubo de vidro e gobelé.
Começa-se por introduzir no tubo de ensaio um pequena porção de bicarbonato de sódio. Cobre-se o tubo de ensaio com uma rolha atravessada por um tubo de vidro. Mergulha-se a extremidade desse tubo em água de cal e aquece-se o bicarbonato de sódio à chama da lamparina.
Passado alguns instantes nota-se que um gás borbulha na água de cal, provocando a sua turvação. Este gás é o dióxido de carbono.
Verifica-se também que no tubo de ensaio surge o aparecimento de gotículas de um líquido. Trata-se do sulfato de cobre anidro e água e ainda o aparecimento de um sólido branco ligeiramente mais escuro que o inicial. É o carbonato de sódio.
Da decomposição do bicarbonato de sódio pelo calor resulta a formação de carbonato de sódio, água e dióxido de carbono.
Como referenciar: preparação de dióxido de carbono in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-19 16:31:02]. Disponível na Internet: