Primeira linha de caminho de ferro

A primeira linha de caminho de ferro com tração a vapor para serviço público foi inaugurada em Inglaterra no ano de 1825 entre Stockton e Darlington. Portugal só conheceu o caminho de ferro em 1856; inaugurava-se então o troço de 26 km, entre Lisboa e o Carregado. Antes do serviço férreo de passageiros e mercadorias, tinham já sido usadas vias-férreas em minas da Europa, durante o século XVI. Os carros que circulavam nestas vias eram puxados pelos homens ou por cavalos.
Os caminhos de ferro são um sistema de transportes que consiste num rolamento sobre carris metálicos com guia das rodas dos veículos, proporcionando baixa resistência ao avanço e grande segurança de marcha às velocidades praticadas. Tal sistema oferece a possibilidade de atrelar grande número de veículos, formando comboios de elevada capacidade de transporte. Tendo beneficiado da invenção da máquina a vapor, o uso deste meio de transporte generalizou-se, constituindo um elemento fundamental da irrupção económica que teve lugar com a Revolução Industrial.
Como referenciar: Primeira linha de caminho de ferro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 06:40:23]. Disponível na Internet: