quissanje

Instrumento musical da família dos lamelofones (idiofones dedilhados), muito popular em Angola. É conhecido, entre os congueses e os cabindas, por sambi ou sanza. Em Moçambique, é designado por mbira ou mbila. O povo dos Macondes (a nordeste de Moçambique) chama-lhe chitata ou chitatya, cuja particularidade se encontra na cabaça que funciona como caixa de ressonância.
O quissanje, ou quissange, é formado por uma tábua fina de madeira ou por uma caixa retangular, funcionando como caixa de ressonância. Na parte superior do instrumento, encontra-se um cavalete de ferro que permite fixar uma série de lamelas de ferro ou de bambu ou de ráfia, lamelas um pouco curvadas e de diferentes comprimentos e volumes. Destas variações depende a afinação do instrumento. As lamelas vibram quando percutidas com os dedos polegares; os restantes dedos seguram o instrumento. O som produzido é bastante harmonioso e suave. Nalguns casos, adiciona-se uma cabaça para aumentar a sonoridade do quissange.
Como referenciar: quissanje in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-23 05:23:52]. Disponível na Internet: