Ramsés X

Nono governante da XX Dinastia egípcia Raméssida. Uma das hipóteses apontadas para a data de governo de Ramsés X é o período entre os anos de 1106 e 1102 a. C. Sucedeu a seu pai, Ramsés IX, e foi o nono rei da XX Dinastia, elegendo o nome real de Khepermaetenre, que significa "Maet é a forma de Rê". Apesar de não se saber exatamente quais as datas entre que reinou, é consensual que a totalidade de tempo que esteve no trono não ultrapassou os nove anos. Foi durante o tempo que ocupou o poder que se deu o saque dos túmulos do Vale dos Reis, uma vez que a fome grassou por diversas vezes pelo Egito. Na verdade são poucas as informações sobre o seu reinado, se comparadas com outros governantes egípcios, mas os documentos que chegaram à atualidade, como o Papiro de Turim e um registo de trabalhadores de Deir el-Medina demonstram que foi uma época conturbada e de grande instabilidade política, social e económica. Um outro testemunho, inscrito em Aniba, é o último conhecido que menciona o soberano do Egito como governante da Núbia.
Através do Papiro de Turim conhecem-se relatos dos dois primeiros anos de reinado de Ramsés X e o dito registo de trabalhadores de Deir el-Medina mostra que os Líbios (também denominados Meshwesh), invadindo o Delta ocidental, saqueavam na altura o Vale dos Reis, pelo que os trabalhadores tinham receio de trabalhar na necrópole. Consequentemente, entraram em greve por diversas vezes, como aconteceu no ano 3 do reinado de Ramsés X, em que no mês de Peret – no inverno – se registou a ausência de trabalhadores durante sete dias. Outra das razões das greves foi a falta de pagamento dos trabalhadores.
No Vale dos Reis situa-se o túmulo de Ramsés X, inacabado e no qual não se encontraram os seus restos mortais, que, juntamente com os objetos funerários, têm paradeiro desconhecido. Ramsés X casou com a rainha Titi, por sua vez sepultada no Vale das Rainhas.
Como referenciar: Ramsés X in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-20 18:06:45]. Disponível na Internet: