Raul Julia

Ator porto-riquenho, de nome verdadeiro Raul Rafael Carlos Julia y Arcelay, nasceu a 9 de março de 1940, em San Juan, e faleceu a 24 de outubro de 1994. Enquanto atuava num clube noturno em San Juan, foi descoberto pelo ator Orson Bean, que o aconselhou a mudar-se para os Estados Unidos para poder fazer carreira no mundo do espetáculo. Em 1964, mudou-se para Nova Iorque onde rapidamente arranjou trabalho em pequenos papéis em shows. Nos anos 60, representou no teatro alguns papéis de Shakespeare, entrou em musicais e recebeu boas críticas. Recebeu quatro Tonys pelo seu desempenho nas peças Two Gentlemen of Verona (1972); Where's Charley (1975); The Threepenny Opera (1977) e Nine (1982).
Em 1969, estreou-se no cinema num pequeno papel em Stiletto e, no ano seguinte, é a vez da televisão em McCloud: Who Killed Miss U.S.A.?. Em 1971, voltou ao cinema para participar no drama The Panic in Needle Park, protagonizado por Al Pacino. Fez um convincente Edmundo no telefilme King Lear (1974), baseado na obra de Shakespeare e, em 1979, fez de Otelo em Othello.
No cinema, participou em One from the Heart (Do Fundo do Coração, 1982), de Francis Ford Coppola, interpretando Ray, um empregado com ambições de artista que pretende conquistar Frannie (Teri Garr). Em 1985, teve uma das suas melhores interpretações como Valentin Arregui, um ativista político preso em Kiss of the Spider Woman (O Beijo da Mulher-Aranha), realizado por Hector Babenco numa adaptação do livro de Manuel Puig, onde contracena com William Hurt e Sónia Braga. Seguiu-se o thriller The Morning After (A Manhã Seguinte, 1986), de Sidney Lumet, atuando ao lado de Jane Fonda e Jeff Bridges. Na televisão, interpretou o papel de Onassis na mini-série Onassis: The Richest Man in the World (1988). No mesmo ano, participou na comédia romântica Moon Over the Parador (Luar sobre Parador) e em Tequila Sunrise (Intriga ao Amanhecer), onde interpretou o papel de Carlos, um negociante de drogas mexicano. Em 1990, entrou no thriller Presumed Innocent (Presumível Inocente), de Alan J. Pakula, com Harrison Ford, onde interpretou o advogado de defesa Sandy Stern. Participou ainda em The Rookie, de Clint Eastwood, onde fez de criminoso alemão ao lado de Clint Eastwood e Charlie Sheen.
Um dos seus papéis mais emblemáticos surgiu em 1991, Gomez Addams, o anfitrião da família bizarra Addams em The Addams Familiy (A Família Addams), realizado por Barry Sonnenfeld, que teve uma sequela em 1993: Addams Family Values (A Família Addams 2). Nesta altura, viu a sua saúde deteriorar-se devido ao diagnóstico de um cancro. Contudo, continuou a trabalhar interpretando o ativista brasileiro Chico Mendes no telefilme The Burning Season (Amazónia a Ferro e Fogo, 1994), realizado por John Frankenheimer, pelo qual ganhou postumamente um Globo de Ouro e um Emmy para Melhor Ator em mini-série ou telefilme. Entrou ainda no filme de ação Street Fighter (A Batalha Final, 1994) e protagonizou o telefilme Down Came a Blackbird (1995), sobre os sobreviventes de torturas na América Central, a cuja estreia já não assistiu.
A 16 de outubro de 1994, sofreu um ataque cardíaco que o colocou em coma e acabou por falecer dias mais tarde, com 54 anos.
Como referenciar: Porto Editora – Raul Julia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-07 08:57:42]. Disponível em